Mariangela Mantovani

Mariangela Mantovani

A CRISE FINANCEIRA NO CASAMENTO

Mariangela Mantovani

06 de Abril, 2017

Socorro: Meu casamento está indo para o “ vinagre”!

         Enquanto o casamento está em condições ditas normais, com momentos românticos preservados, a rotina do dia a dia ok, contas pagas sem atraso, tudo corre as mil maravilhas. Porém, um imprevisto, uma instabilidade financeira, uma doença, desemprego, tudo pode acontecer. Isso coloca em risco o relacionamento conjugal, principalmente se faltar estrutura e maturidade para enfrentar tamanho desafio.

         Tais problemas, geralmente, afetam logo a relação afetiva sexual. Situação que se agrava ainda mais se o casal não foi desde sempre criando condições para o diálogo e desenvolveu a dinâmica de jogar as dificuldades para debaixo do tapete. Então, a crise instala-se rapidamente e parece tudo ir por água abaixo. Sem diálogo aberto e transparente e contaminado por um orgulho egoísta, o casal não consegue parar para se ouvir e, com calma e paciência, buscar a melhor forma de resolver a situação. Somado a essa separação emocional, vem a fuga desenfreada para vídeo games, redes sociais, televisão, academia, trabalho e filhos. Sabotam, de forma inconsciente, a oportunidade de curtirem juntos momentos alegres, de namorar, viajar, de voltar sentir felicidade.

         É nessa hora que o casal precisa buscar ajuda!

Muitas vezes desabafam com diversas pessoas próximas atrás de conselhos que milagrosamente resolvam. Mas como diz o ditado: “conselho não se dá e nem se vende” ou “na vida de marido e mulher não se mete a colher”. Ela conta o problema e puxa a sardinha pro seu lado e ele faz o mesmo do outro com pessoas diferentes. Opiniões inadequadas podem incentivar mais e mais as confusões, brigas e xingamentos. A situação precisa ser analisada imparcialmente e considerando aspectos que não são abordados em uma conversa de bar. É preciso ter calma e ajuda profissional para que se possa atuar na causa do problema e não apenas criar intervenções paliativas de curto prazo.

         Portanto, nós terapeutas de casais e famílias temos nos preparados cada vez mais para o atendimento de pacientes passando por momentos complexos de vida, em que se faz necessário uma escuta mais técnica e imparcial para que se consiga o reequilíbrio. E mais, temos que acreditar que a cada crise superada no casamento, ou em outras partes da vida, o vínculo se fortalece e amadurece para lidar com futuros desafios  que a vida naturalmente nos trará.

         Mariangela Mantovani........

Contato