Você sabia que o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo pela OMS – Organização Mundial de Saúde? E tem causado grandes transtornos na vida familiar, nos relacionamentos afetivos, na vida escolar e profissional. E acomete os indivíduos de todas as idades.
Pois bem, só quem é ansioso sabe o quão desafiador é lidar com essa emoção que sai do estomago, pega na garganta e dispara as batidas do coração. Quantas vezes ouvi o desabafo: “Ai doutora como faço para me acalmar, estou por demais ansioso(a)?”.
Estar ansioso significa sentir-se preocupado, tenso, nervoso e temeroso. Existem vários tipos de ansiedades e na maioria das vezes é considerada normal, mas não é simplesmente frescura, a ansiedade tira a paz e pode criar problemas. Essa emoção também nos leva, muitas vezes a nos proteger, pois é através da preocupação que procuramos nos preparar melhor para enfrentar os desafios. Exemplo: Se vamos participar de um concurso, uma prova escolar, tirar carteira de motorista; sabemos que se não nos prepararmos bem ficará difícil de enfrentar.
Quando a ansiedade passa ser um problema? Quando se torna disfuncional e impede a criança de realizar tarefas simples, como dormir, brincar com outra criança ou ir à escola e o adulto de realizar os afazeres do dia a dia normalmente. Nesses casos, pode-se falar em transtornos de ansiedade muito comum entre os indivíduos nos dias de hoje.
ALGUNS TIPOS DE ANSIEDADE:
Transtorno de Ansiedade de separação: Na criança é mais comum, pois essa não consegue se separar dos pais para qualquer atividade sozinha.
Transtorno da fobia social: Temor de interagir com outras pessoas.
Transtorno de fobia específica: Alguns indivíduos sofrem de fobia de um objeto específico como o medo de cachorro, por exemplo.
Transtorno Generalizado de ansiedade: a todo instante a insegurança e a preocupação estão presentes.
Transtorno de pânico: conhecida como síndrome de pânico e este incluem sintomas físicos, tais como: tontura, tremores, coração disparado, sudorese e falta de ar.
Se você é uma pessoa ansiosa/o e isso tem lhe atrapalhado não tenha vergonha, procure ajuda. Não é feio e nem vergonhoso, não é falta de força de vontade sentir-se dessa forma. Uma psicoterapia vai auxiliar muito ajudando-lhe, de qualquer idade, a adquirir recursos emocionais para lidar com os momentos difíceis e desafiadores. E se necessário poderá ser encaminhado para que um médico faça o diagnóstico e se preciso indique medicação adequada.
Quero ainda citar o seguinte, a fé que remove a montanha é aquela que se resume em três fés, se é que podemos chamar assim: A fé em Deus, ou seja colocar sua vida e repousar nas mãos Dele; a fé em você mesmo, trabalhando sempre sua autoconfiança e a fé na vida, ou seja acreditar que essa vai trazendo as oportunidades para você crescer e amadurecer para ser mais feliz.