Mariangela Mantovani

Mariangela Mantovani

DERROTANDO O MEDO

Mariangela Mantovani

06 de Abril, 2017

Tenho recebido para acompanhamento psicológico pacientes com diagnóstico de fobia, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade ou medo de algo. Quão desastroso para o organismo é o estado de medo, pois causa ao indivíduo um extremo sofrimento.

            O medo aparece de diferentes formas de expressão: preocupação, ansiedade, raiva, inveja, ciúme, timidez, insegurança, e muito mais; é o inimigo da humanidade, pois rouba qualquer possibilidade de realização e faz qualquer um se contentar com uma vida medíocre e covarde. O medo traz consigo uma força paralisante de absoluta impotência.

            Posso dar um exemplo meu. Desde muito criança sentia medo de cachorro devido a ter sido derrubada ao chão por um cão Pastor Alemão aos cinco anos de idade. Carreguei este medo por muitos anos, até que resolvi buscar tudo que podia para me livrar desse terrível mal. Confesso que em minhas orações colocava a libertação desse medo nas mãos de Deus. Quando andava pela rua e via um cão, trocava de calçada e chamava por São Roque com figa na mão, era uma verdadeira angústia. Busquei um tipo de terapia para curar traumas e fui treinando um pensamento mais positivo. Foi, então que consegui reconhecer que o Pastor Alemão não havia me atacado, mas que pulou nos meus ombros para brincar e ao me derrubar no chão ficou rodando em volta de mim até que aparecesse alguém para me ajudar. Eu me libertei.

            Quantas visitas eu deixei de fazer por causa do medo, pois não ia à casa de ninguém que tivesse cachorro e quando eu ia o bichinho latia sem parar para mim. Chegava ser engraçado. Hoje sou uma pessoa livre e há seis anos ganhei uma cachorrinha, a Polly, que é uma companheira, amorosa e querida.

            Há pessoas que se perturbam com o medo do que as pessoas vão pensar ou dizer e na verdade, nada do que pensam pode influenciar nossas realizações. O pensamento dos outros não tem poder sobre nada e ninguém. Quem pensa, de fato por você, é você mesmo.

Portanto, não espere o medo tomar conta de sua vida impedindo suas alegrias, tenha um pensamento de fé e esperança. Derrote seus medos e seja livre e feliz!

Mariangela Mantovani........................................................

Contato