Mariangela Mantovani

Mariangela Mantovani

ESTRESSE E ANSIEDADE EM PLENA QUARENTENA

Mariangela Mantovani

06 de Agosto, 2020

Incansáveis tem sido os esforços no sentido de compreender e ajudar nos diversos impactos psicológicos que a quarentena provocada pelo Covid-19 nos indivíduos. Temos constatado que são muitos sintomas que as pessoas têm vivido como medo, tristeza, humor rebaixado, insônia, raiva, ansiedade e muito estresse.

            Nós, profissionais da área da psicologia temos atendido pacientes que nos procuram em verdadeiro pânico com o futuro financeiro que nos aguarda. Alguns perderam seus entes queridos tendo que além de lidar com a dor da perda, lidar com a solidão do isolamento social. Além dos casos familiares com brigas e desavenças devido a hiper convivência, rotinas que não estão acostumados. Os recursos que muitas pessoas buscam são os de fácil acesso como o abuso ou dependência do álcool.

            Vamos pensar juntos como ajudarmos tantas pessoas com sintomas que levam facilmente a depressão. Primeiramente vamos entender o que é ansiedade e quando se torna grave.

            O transtorno de ansiedade caracteriza-se pela antecipação de ameaça futura e o medo caracteriza-se pela ameaça iminente real ou percebida. Então, o que acontece durante uma pandemia que leva os negócios pararem, as rotinas do dia a dia mudarem, a eminência do desemprego, o perigo da doença e até mesmo de morte é que tudo isso gera uma tremenda de uma ansiedade e estresse.

            Então, como lidar com a ansiedade? Primeiramente precisamos descortinar todas as situações desencadeantes e o que estamos consumindo para lidar com essas situações, por exemplo excesso de café, cigarro, álcool, doces, chocolate, comida. As vezes as situações gatilhos não podem ser mudadas no momento porem, podemos aceitar que por hora é a realidade e que vai passar.

            Pode acontecer de no meio a um transtorno de ansiedade que você precise de ajuda profissional e ser medicado por um medico e procurar uma ajuda de um psicólogo. Não resista a procurar ajuda se necessário, pois quando estamos em situação de risco tudo parece ficar obscuro.

            Antes de terminar nossa conversa quero deixa, em nome do Santuário São Judas Tadeu, nosso imenso pesar às famílias que perderam seus entes queridos com o Covid-19.

 

Mariangela Mantovani

Contato