Em meu livro, “Quando é necessário dizer não” da Editora Paulinas, intitulei o décimo quinto capítulo como “Treinamento de Guerreiros”. “Um lar nada mais é do que um campo de treinamento de guerreiros, pois é dentro dele que as crianças e jovens aprendem a adquirir o controle de suas emoções. São educadas para mais tarde irem atrás da realização dos seus sonhos”. Para as pessoas viverem em harmonia devem aprender entre outros, o valor do RESPEITO - a si mesmas, as pessoas, aos animais e a natureza em geral, isso tudo com a consciência de co-responsabilidade na vida.
Ainda, é deveras importante que os pais saibam que o caráter de um indivíduo se constrói, mais fortemente, até por volta de catorze anos, já que depois disso o adolescente busca mais se relacionar socialmente e confrontar as ideias e valores. É na família que a criança aprende a não roubar, ser generoso, não mentir, ser verdadeiro, honesto, trabalhador, não humilhar e ser gentil. Portanto o lar é o autêntico formador de pessoas.
Na verdade, nós todos temos em mente como gostaríamos que fosse a sociedade em que vivemos, mas é na rotina do dia a dia que os valores podem se perder e passamos modelos bem contraditórios. Por exemplo, quando queremos ser os primeiros a sair do metrô ou buzinamos agressivamente para o motorista que torna lenta a circulação e assim por diante. Esses modelos podem impactar a forma como nossos filhos irão se comportar no futuro.
Como terapeuta de casais e famílias quero sugerir uma reflexão crítica sobre nossos sistemas de educação, principalmente o familiar.
SEM VALORES A VIDA PERDE O SENTIDO EVOLUTIVO E PODE SE INSTALAR UMA TEMEROSA DEPRESSÃO SOCIAL.
Mariangela Mantovani....................................................