Mariangela Mantovani

Mariangela Mantovani

PÂNICO X INTELIGENCIA EMOCIONAL

Mariangela Mantovani

06 de Agosto, 2020

Imagine um bombeiro em pânico, um cirurgião apavorado, um professor ansioso e perdido, um juiz de Direito medroso, o Papa inseguro no púlpito, um jornalista gaguejando, um pai com desesperador. Seria hilário e decepcionante. É o velho ditado: a majestade nunca pode mostrar sua nudez.

                Pois bem, estamos vivendo um momento de muita preocupação por conta do Coronavírus, muito compreensível. Mas que tal vivermos essa experiência no sentido de aprendermos a adquirir autocontrole?

                Lembro do inicio da minha carreira, eu trabalhava na Companhia Suzano de Papel e Celulose e meu cargo era de supervisora de comportamento. Uma das orientações que me cabia era trabalhar atitudes de ansiedade e pânico nos momentos que, por acaso, tivessem que sair do ambiente em caso de urgência. Confesso que não era fácil fazer esse trabalho, principalmente, com os ansiosos, inseguros e medrosos.

Pânico é uma emoção superdimensionada que pode tornar o indivíduo irracional, agindo sem pensar, apenas por impulso.

Quem já teve uma crise de pânico sabe muito bem que na crise parece quase enlouquecer não conseguindo raciocinar e muito menos agir com o mínimo de inteligência emocional.

Fico pensando que temos passado por momentos difíceis nesse inicio de 2020 que tivemos que recorrer a nossa fé, controlar nossos medos, não entrar em pânico e nos preocuparmos com todos nossos irmãos, de norte a sul e leste a oeste do mundo inteiro.

A paz é uma decisão interna baseada na fé em Deus, na fé em você mesmo e fé na vida, ou seja, acreditar que tudo vai dar certo.

Quero deixar algumas dicas para você leitor desenvolver inteligência emocional:         

  1. Procure identificar suas emoções e seus comportamentos.
  2. Domine suas emoções negativas, desenvolva pensamento positivo. A aflição não ajuda, só atrapalha.
  3. Desenvolva o sentimento de empatia colocando-se no lugar dos outros.
  4. Aumente sua autoconfiança e coloque em prática sua resiliência.
  5. Aprenda a lidar com pressão, não deixe a ansiedade tomar conta de você.
  6. Tenha maturidade e coloque em prática a paciência e sabedoria.
  7. Não se deixe levar por notícias apavorantes e sensacionalistas.

Foco na inteligência emocional, pois isso vai te ajudar a lidar com as emoções e redirecioná-las para que se consiga resultados positivos nos diversos momentos da vida.

ACREDITEMOS QUE VAI DAR TUDO CERTO. DEUS NUNCA NOS DESAMPAROU!

 

MARIANGELA MANTOVANI...

Contato