Mariangela Mantovani

Mariangela Mantovani

REFLEXÕS PARA O DIA A DIA DO CASAL

Mariangela Mantovani

06 de Abril, 2017

Todo casal vive todos os dias três importantes momentos.

               Um é o momento da individualidade e que deve ser respeitado como um momento que alimenta cada um na sua qualidade de vida. Geralmente é o mundo da carreira, do esporte, dos estudos e até das amizades. Esses são os momentos que garantem alguns segredinhos que sem maldade e com fidelidade podem alimentar o amor.

                Outro momento é do social, ou seja, são aqueles horários em que o casal está em contato com os filhos em casa ou em algum passeio, ou ainda aqueles compromissos com as famílias de origem de cada um, ou também momentos entre amigos.

                 Outro é o da intimidade que são conversas íntimas do casal, onde se constrói muita cumplicidade, pois o casal faz planos e combinados que ninguém mais precisa saber. E ainda sexo com muita troca de carinho, prazer e respeito que também alimenta o amor.

                  Como terapeuta de casal procuro ter muito cuidado para entender a necessidade de cada um dos cônjuges e tento mostrar que o respeito e a confiança são a base para que os três momentos aconteçam com equilíbrio.

                   Existem perguntas que podem ajudar tanto para uma terapia individual como a de casal, pois levam a pessoa a refletir o quanto pode estar sendo egoísta ou submisso nas relações e o quanto está abrindo concessões o deixando de fazê-las. Veja bem se elas podem ajudar pensar um pouco na sua vida:

  1. O que quero e faço?
  2. O que quero e não faço?
  3. O que não quero e faço?
  4. O que não quero e não faço?

                  É sábio rever a vida, de vez em quando, para que coisas mal resolvidas não se escondam embaixo do tapete, pois quando menos esperamos aparecem  sujeiras que acumuladas tornam-se difíceis de limpar.

                 No próximo mês vou trazer o tema  “Comunicação nas Relações”  que poderá complementar essas reflexões. Afinal, o corpo fala do que  a boca cala e nem sempre o silenciar é ouro!

                                                                  Mariangela Mantovani.........

Contato