Você não consegue esquecer uma situação que lhe causou mágoa e agora vive a espera de um momento em que possa dar o troco e se vingar. Ah que ódio de ter passado por essa humilhação, portanto quer fazer valer o “dente por dente e olho por olho”.
O ressentimento é uma emoção de raiva, irritação, dor, por vezes até ódio diante de uma pessoa que nos fez viver uma situação extremamente constrangedora e de mal-estar. Quem vive ressentido não esquece a situação, fica voltando ao passado e sua vida presente quase que parada.
O sentimento de raiva é inerente ao ser humano, porém não esquecer e remoer por anos um problema pode levar uma pessoa ficar doente. Certa vez escutei uma frase de autor desconhecido, “Um passarinho sentar na sua cabeça ok, mas deixa-lo fazer um ninho já é uma opção sua”.
A LIBERTAÇÃO
Esquecer o passado seria tão bom, mas é difícil, então o PERDÃO é a solução que libertará você e aí sim sua vida vai caminhar.
A psicologia estuda a alma humana e um dos principais caminhos é levar o paciente a ressignificar as situações enxergando o fato de todos as formas, afinal tudo tem dois lados. E se a saída for simplesmente esquecer então, é buscar os novos caminhos e se libertar. A vingança volta contra o vingador e leva ao mundo da clausura interna e o perdão à liberdade de ser feliz.
Mariangela Mantovani.....